segunda-feira, 19 de julho de 2010

Mulheres indomáveis: Mulheres.






Mulheres... O que eu poderia falar sobre nós?
É completamente impossível querer generalizar as mulheres, mas uma característica temos em comum, todas as mulheres necessitam ser fortes para sobreviver.
A começar com o fato de se tornar uma mulher. Como as meninas se tornam mulheres? pergunte a cada menina que você conhecer, que tenha se tornado mulher, e ouvirá milhões de respostas diferentes. Algumas dirão aspectos físicos, como menstruação, ou o crescimento dos seios. Outras associarão ao rompimento do hímen. Eu diria que me tornei mulher, quando meu psicológico aceitou a idéia e acatou com muita ênfase.
Quando passei a respeitar a mulher que sou, e valorizar-me, eis que uma mulher surgiu.
Todas as meninas dão lugar às mulheres que existem dentro de si, quando são testadas pela vida, quando necessitam fazer aparecer sua força, sua perseverança, sua garra. Se todas essas características não fossem atribuídas a nós, não existiria um ser vivo no universo, por que para semear vidas, cultivá-las e amadurece-las é preciso não uma ou duas, mas milhares de mulheres.
A primeira mulher é a mãe, que "gera seus filhos em meio a própria dor". Depois todos os braços femininos em que as vidas percorrem até chegarem ao momento de seguir sozinhas.E então, uma mulher feita, com todos seus truques.
Dentro de mim, tenho um milhão de possibilidades de existência feminina, sou em algumas ocasiões cigana, ás vezes sou uma hippie antigona, sou muito menina, entre muitas outras. Gosto de ver as personalidades das mulheres ao meu redor, por isso me enriquecer de uma forma que não consigo explicar.
Toda manhã, quando entro no vagão das mulheres no metrô, fico observando cada uma. A forma com que a sobrancelha é tencionada, uma ruga a mais no canto dos olhos, a cor do cabelo, as unhas.. Ah, como as unhas falam das mulheres. Primeiro por que, mostram o nosso fraco para a vaidade, um quê de necessidade de aparência agradável. Depois, por que a escolha da cor da unha, diz muito sobre o que a mulher está sentindo, ou a que público quer atingir. (Sim, mulheres em geral precisam de um platéia, sejam ela formada por marido, filhos, amigas ou animais).
Cores claras como renda, branco, bege, rosinha vão para as mais delicadas, ou que querem parecer delicadas.
Preto, para as rebeldes, ou que estão pensando sacanagem.
Vermelho, geralmente para atingir algum homem com pontos fracos com essa cor. E também por que é muito bonito.
Rosa pink, laranja, verde, azul, amarelo para as alternativas, veraneias, na moda, etc. (amo!!)
E por ai vai.. mas pra quem pensa que as mulheres são só esses milhões de aparatos de moda, roupas e futilidades, tente desconstruir tudo isso, e vão achar uma beleza que não pode existir em outra raça. É uma verdade universal, um tipo de força que envolve todos esses seres tão misteriosos, tão fascinantes.
E, eu poderia falar horas de todos os conflitos que uma mulher pode passar, tudo o que vem de ruim que nos torna cada vez mais forte. Mas prefiro deixar aqui, minha marca registrada de admiração a TODAS AS MULHERES DO MUNDO. Que a cada dia que passa, e como nunca, me encantam com suas capacidades de se reinventar. E que nem uma mulher possa um dia se deixar abater por falta de valorização, ou por algum tipo de menosprezo.
As vezes penso que queria ser homem, e que seria tudo bem mais fácil. Mas, "ser assim é uma delícia".

2 comentários:

  1. citações
    "gera seus filhos em meio a própria dor" (Peça paraíso perdido)
    "ser assim é uma delicia" música da Ju!

    ResponderExcluir